Sunday, March 12, 2006

Resenha

Em 'Inteligência cultural', David Thomas e Kerr Inkson mostram que a inteligência cultural, ou quociente cultural (QC), incorpora a capacidade de interagir de forma eficaz com pessoas de históricos culturais diferentes.

Contudo, muito mais que uma simples lista de protocolos, 'Inteligência cultural' propõe uma abordagem sistemática para a variedade de interações que executivos enfrentam relacionando-se em culturas diferentes nos diversos continentes, oferecendo uma série de técnicas específicas que capacitam homens e mulheres de negócios a atuarem eficientemente em qualquer cultura.

Os autores não exibem listas de 'certo' e 'errado'. Em vez disso, mostram como adquirir habilidades de personalidades habituadas ao trato transnacional, que instrumentalizam os executivos para adaptação rápida, bem-sucedida e eficaz em qualquer ambiente cultural. Apresentam um processo com três simples etapas para tornar-se culturalmente inteligente.

As etapas incluem:
  1. aprender os princípios fundamentais das interações entre culturas, por exemplo o que as define, como podem variar entre si, e como afetam o comportamento;
  2. praticar e exercitar a mente, usando a atenção de modo reflexivo para resultados criativos;
  3. e desenvolver um repertório de habilidades comportamentais que podem ser adaptadas para cada situação.

Demanda tempo e esforço para desenvolver a inteligência cultural, mas o retorno é compensador.

Muito mais que uma narração protocolar, 'Inteligência cultural' ajuda os leitores a desenvolverem padrões e técnicas simples que poderão ser aplicados em vários países, culturas e situações empresariais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home