Sunday, March 12, 2006

Negócios com a China

Muito mais que uma lista de protocolos e etiquetas sociais, estamos apresentando aos executivos brasileiros um novo modelo mental baseado na Inteligência Cultural, que pode ser aplicado nos relacionamentos comerciais com uma série de culturas asiáticas, principalmente com a China.

Este modelo mental oferece uma maneira sistemática de abordar e assumir o controle de uma variedade de interações e desafios interculturais que os executivos brasileiros irão enfrentar cada vez mais no comércio internacional.

Este livro apresenta as três fases principais para desenvolver sua inteligência cultural:

• conhecimento da cultura e filosofia chinesas;

• preparação intrapessoal;

• compreensão do raciocínio estratégico da negociação chinesa.

Sabemos que leva tempo e esforço para desenvolver uma inteligência cultural eficaz, mas este livro poderá ajudar a compreender as linhas mestras desse desenvolvimento e a identificar seus recursos e qualidades-chave para se começar a aproveitar essas experiências recompensadoras.

Normalmente, a maioria dos ocidentais, numa viagem de negócios à China, procura munir-se de uma relação de etiquetas e dicas comportamentais de como lidar com seus pares chineses.

Grande parte dos conselhos é comportamental e fragmentada, e, portanto, perde o sentido situacional quando desconsiderada dos valores filosóficos e culturais envolvidos, como: leve bastante cartões de visitas; leve seu próprio tradutor; use frases curtas; use roupas conservadoras; etc. Talvez tais conselhos possam até ajudá-lo nos primeiros contatos comerciais.

Mas, com certeza, não irão sustentá-lo ao longo da montanha-russa emocional da dinâmica interpessoal e das armadilhas estratégicas dos negociadores nas futuras parcerias sino-brasileiras.


Negócios com a China: Desvendando os Segredos da Cultura e...
TOM CHUNG

http://www.submarino.com.br/business/i_firstchapter.asp?pid=298074&prodtypeid=1

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